quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CONMEMBOL MARCA SORTEIO

Conmebol marca sorteio dos grupos da Libertadores para 25 de novembro

Vasco e Santos são os brasileiros já classificados para o torneio em 2012

Nicolás Leoz é reeleito presidente da Conmebol (Foto: EFE)Presidente da Conmebol, Nicolás Leoz é um dos
que irão comandar o sorteio da Libertadores (EFE)
A Conmebol anunciou nesta terça-feira a data do sorteio dos grupos da Taça Libertadores de 2012: 25 de novembro, no Paraguai, novamente antes do fim do Campeonato Brasileiro - a competição terminará no dia 4 de dezembro. O Vasco, vencedor da Copa do Brasil, e o Santos, atual campeão do continente, são os brasileiros já classificados para a próxima edição do torneio.
Até o momento, outros 13 clubes têm vagas garantidas na Libertadores de 2012: Vélez Sarsfield (Argentina), Bolívar e Real Potosí (Bolívia), Universidad de Chile (Chile), Atlético Nacional (Colômbia), Emelec (Equador), Nacional (Paraguai), Nacional, Defensor Sporting e Peñarol (Uruguai) e Deportivo Táchira, Zamora FC e Caracas FC (Venezuela).
Brasil e Argentina têm direito a cinco representantes cada na competição (10). Os outros nove países têm três vagas cada (27). O campeão da Libertadores soma-se a estes clubes, totalizando 38 equipes.
No entanto, 12 desses 38 times têm que passar pela fase preliminar do torneio. Entre eles está o campeão da Copa Sul-Americana que, consequentemente, anula uma das vagas do seu país. Os seis classificados da Pré-Libertadores avançam à fase principal da competição - oito grupos, com quatro times cada.
O Campeonato Brasileiro dá direito a quatro vagas, que no momento estão com Corinthians, São Paulo, Botafogo e Fluminense (o Vasco, líder, já está classificado pela Copa do Brasil).
A CBF e a Conmebol, no entanto, ainda não se pronunciaram sobre o que acontecerá caso o próprio Vasco vença a Sul-Americana. Neste caso, o beneficiado poderia ser o Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil, o vice-campeão da Sul-Americana ou até mesmo o quinto colocado no Brasileirão, se o Vasco se mantiver no G-4. Até o sexto colocado do Brasileirão pode garantir uma vaga, caso Vasco e Santos terminem o campeonato entre os quatro primeiros.
Situação semelhante ocorreu em 2010, quando o Internacional conquistou a Taça Libertadores e o Goiás chegou à decisão da Copa Sul-Americana. A CBF decidiu que o Alviverde ficaria com uma das vagas destinadas ao Campeonato Brasileiro em caso de título, mas o vice-campeonato diante do Independiente, da Argentina, classificou o Grêmio, então quarto colocado no nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário